Saiba quais são as diferenças entre varizes e vasinhos nas pernas
28 de abril de 2020Angioplastia de membros inferiores: o que você precisa saber
9 de março de 2023
Conheça o laser transdérmico, indicado para o tratamento de telangiectasias e varizes de pequeno calibre
Dr. Fábio Bellizzi é graduado em Cirurgia Vascular pela UFRJ, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular
Recebo com frequência pacientes que gostariam de tratar de suas varizes, mas têm receio de realizar o tratamento, muitas vezes em função de temores infundados.
Existem inúmeras abordagens de tratamento e, em muitos casos, ele não é cirúrgico, sendo realizado no próprio consultório médico.
Cabe ao especialista indicar a melhor abordagem ao seu caso específico, sendo que, em muitos casos, ele pode optar pelo laser transdérmico, tema desse post.
Conheça o Dr. Fábio Bellizzi
O que é o tratamento com laser transdérmico?
Trata-se de um tratamento que indicado para alguns tipos de telangiectasias e varizes de pequeno calibre através da aplicação de uma luz intensa direcionada especificamente para a área de interessa. Esse calor promove a contração e destruição da veia varicosa.
Pode ser realizado individualmente ou associado à escleroterapia (que pode ser tradicional ou espuma densa) para tratar varizes de maiores calibres.
Esse tratamento é doloroso?
O que pode acontecer, em alguns casos, é um pequeno e breve desconforto. E os únicos cuidados após a realização do tratamento se resumem a tomar cuidado com exposição solar no período indicado pelo especialista.
Dentre as vantagens desse método vale citar:
- É pouco invasivo: não usa agulhas e não causa sangramentos
- Não causa reações alérgicas
- Possui menor reação inflamatória
- A recuperação é rápida: no mesmo dia o paciente já está liberado para suas atividades cotidianas
- Seus resultados podem ser potencializados quando associados à glicose ou espuma
- É um procedimento que substitui a microcirurgia
- É menos doloroso e existe um aparelho utilizado para resfriar a pele
- Nas primeiras aplicações já é possível ter bons resultados
- É um dos procedimentos com maior durabilidade. Se todos os cuidados forem tomados durante este tratamento, os resultados podem ser permanentes e eliminar as varizes em definitivo.
Contraindicações
Gestantes e pacientes que que fazem uso de medicações fotossensibilizantes devem evitar o método. Em pacientes de pele morena, o procedimento pode ser realizado, mas é preciso cautela na avaliação médica.
Quais os cuidados necessários pós tratamento?
- Evite exposição ao sol pelo tempo indicado pelo especialista (mesmo antes do procedimento)
- Em alguns casos, depois do tratamento, pode haver vermelhidão temporária, hematomas, alteração da pigmentação e formação de crostas. Quando ocorrem, estes sinais costumam desaparecer gradualmente.
Por fim uma dica importante: o primeiro passo para o sucesso do tratamento de suas varizes (que, não custa lembrar, não é apenas uma questão de estética, mas também de saúde, pois elas podem sinalizar problemas relacionados ao seu sistema vascular) é a avaliação que precisa ser feita pelo especialista, ok?
Somente o especialista conhece a fundo a fisiopatologia da doença venosa, sendo o mais indicado para diagnosticar e realizar o tratamento adequado ao seu caso. Além disso, ele vai analisar a severidade de suas varizes e o tom de sua pele para indicar a abordagem mais indicado, que é o primeiro passo para o sucesso do tratamento.
Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato através do WhatsApp ao lado.