O tratamento conversador, que inclui o uso de medicamentos e mudanças de hábitos de vida, é a primeira opção para o controle da claudicação dos membros inferiores, uma condição causada pela doença arterial periférica, (que ocorre quando há estreitamento das artérias que irrigam as pernas), e que geralmente é descrita como sensação de queimação, cãibra ou aperto na panturrilha, coxa ou glúteo, muitas vezes desencadeadas por caminhadas ou exercícios físicos.
A angioplastia de membros inferiores consiste em tratar as estenoses (estreitamentos) ou oclusões (bloqueios) nas artérias das pernas e pés e, portanto, não apenas controla esses sintomas, como também pode contribuir para minimizar os riscos de outras complicações, como trombose e até gangrena e amputação.
O procedimento consiste em inserir catéter com um pequeno balão na ponta no local da obstrução. Uma vez posicionado, é inflado e esvaziado algumas vezes, o que comprime a placa, desobstruindo a artéria e normalizando o fluxo sanguíneo. Feito isso, o balão é retirado.
Não normalize dores e outros sintomas nos membros inferiores que podem indicar problemas vasculares, ok? Na presença deles, procure o cirurgião vascular.