Varizes indicam insuficiência venosa, ou seja, o sangue não está seguindo seu curso corretamente, o que resulta em seu acúmulo nas veias.
Portanto, se essa insuficiência venosa for negligenciada, a tendência é que vire crônica, que pode resultar em trombose venosa profunda, uma condição em que um coágulo de sangue se forma em uma veia.
Se esse coágulo se desprender ele começa a circular livremente no organismo, podendo causar, em algum ponto, entupimento do vaso, interrompendo o fluxo sanguíneo.
Essa é uma condição potencialmente grave, com risco de morte súbita, nos casos de embolia pulmonar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado
Escrevo sobre esse assunto para reforçar a importância de incluir o check-up vascular periódico em indivíduos acima de 40 anos ou mesmo antes, no caso da presença de fatores de risco (e sim, varizes são um desses casos).
O diagnóstico precoce de varizes é essencial não apenas para aliviar sintomas locais e desconfortos estéticos, mas também para identificar potenciais riscos à saúde vascular.
E esse diagnóstico, nunca é demais lembrar, precisa ser feito pelo cirurgião vascular, que além da avaliação clínica pode utilizar exames complementares, como o ultrassom Doppler, para avaliar a extensão de problemas vasculares.
O tratamento pode variar desde medidas conservadoras, como o uso de meias de compressão, até procedimentos minimamente invasivos e cirurgias, dependendo da gravidade do caso.
Resumindo: ao diagnosticar e tratar problemas vasculares, não apenas melhoramos a qualidade de vida do paciente, mas também reduzimos o risco associado de complicações mais graves.